Coluna do Professor | 5 Mitos Sobre Musculação Para Mulheres

Musculacao-Mulheres-Artigo-001

Qual mulher não sonha com “aquele corpo” para encarar o Verão? Uma boa opção para alcançar o corpo desejado é, além de uma alimentação saudável, tentar esculpi-lo através da Musculação. Mas quando se trata dessa modalidade muitas mulheres ficam em dúvida “por ouvir falar” de curiosos e curiosas, vários mitos que podem acabar por afasta-la da modalidade, ou pratica-la com objetivos que se comprovarão ilusórios. Pois bem, esta semana a Coluna do Professor Claudinei Simões Pires, da Peixepro Assessoria Esportiva, traz um texto compilado de uma profissional da Área de Treino que elucida alguns dos mitos sobre essa atividade física, especialmente no caso das mulheres:
1-Treinar musculação fará você ficar grande e musculosa
Pelo fato das mulheres não produzirem tanta testosterona (um dos principais hormônios responsáveis em aumentar o volume muscular) quanto os homens, é impossível para uma mulher ganhar músculos enormes levantando um pouco de peso. Esse mito deve ter sido criado baseado na imagem das fisiculturistas profissionais. Infelizmente, aquelas mulheres usam esteróides anabolizantes (testosterona sintética) junto com outras drogas mais treino pesado para atingirem aquele nível. Acredite em mim quando eu digo que elas não ganharam aqueles músculos por acidente… Mulheres que treinam musculação sem usar anabolizantes irão conseguir um corpo tonificado, definido e livre de celulite.
2-Musculação faz gordura virar músculo
Isso é o mesmo que dizer que você pode fazer qualquer metal virar ouro. O jeito que ocorre a transformação é o aumento da massa muscular ao levantar pesos e a redução de gordura através do metabolismo que se torna mais rápido, aeróbios e dieta. Gordura e músculo são tipos de tecidos completamente diferentes. Um não pode se transformar em outro.
3-Se você parar de treinar, seus músculos irão virar gordura
Novamente, é como dizer que ouro pode virar latão. O que ocorre é que quando alguém pára de treinar, os músculos começam a diminuir pela inatividade e geralmente, ela também abandona a dieta. Daí então: hábitos alimentares errados + sedentarismo = aumento de gordura, o que dá a impressão de que o músculo está virando gordura, mas o que está acontecendo é que o músculo está diminuindo e a gordura sendo acumulada.
4-Desde que você treine, você pode comer o que quiser
Como eu gostaria que isso fosse verdade! Nosso metabolismo é quem determina quantas calorias iremos queimar num exercício e no resto do dia. Se consumirmos mais calorias do que queimamos, iremos engordar. Outra coisa: um pouco de exercício não gasta TANTAS calorias como imaginamos… Então, qualquer escapada da dieta você irá acumular gordura.
5-As mulheres só precisam fazer aeróbio e um treino leve de musculação
Primeiro de tudo: se você só fizer aeróbio pode até emagrecer, porém além de perder gordura, perderá massa magra também. A musculação, além de aumentar sua massa muscular também ajuda na queima de gordura. Mulheres que só fazem aeróbios, dificilmente chegarão ao corpo durinho e malhado que desejam e, para atingir esse corpo, o treino com pesos não pode ser leve. Os músculos respondem a estímulos e se o estímulo é leve, não haverá razão para o corpo mudar. Mulheres devem treinar pesado! Se você quer conquistar um belo corpo, não tenha medo de aumentar seus pesos na academia! Fonte: Giovana Guido – Área de treino | Fotos: site LeanCurves.com (menor) e Health Plan (maior)


Antes de Livrar-se da Gordura, Livre-se dos Mitos | 09.JAN.2014
Both comments and pings are currently closed.

Comments Closed

Comments are closed.